Análise das Oficinas - 09/06/2017 - Lucas

Olá, amigos!

Como apresentamos anteriormente no blog, dia 09 de junho ocorreu a Oficina de Diplomática e Tipologia Documental da disciplina no ICC Norte. O trabalho contou com todos os grupos que abordaram os mais diversos temas relacionados aos documentos da Universidade de Brasília.

Os Bárbaros: o grupo abordou o tema sobre o Projeto Memória do Movimento Estudantil, em que foi realizada uma dinâmica que consistia na retirada de um documento de uma caixa e escolher entre algumas possibilidades os conceitos que melhor definiam aquele documento. Outra parte da dinâmica era relacionada às fotografias: cada visitante escrevia o que cada fotografia representava e ao final da apresentação era fornecido um certificado.

Arquivo Anônimo: apresentou o trâmite dos documentos necessários para a reintegração por um aluno desligado da Universidade. Foram abordados temas como o conceito de trâmite e de produtor arquivístico, além de focar processo que o documento segue até o deferimento ou indeferimento.

De volta para o passado: o grupo apresentou o Processo de Contratação e Locação de Imóveis da UnB. Primeiramente foi explicitado a quem destinam-se os imóveis funcionais da Universidade de Brasília, além de comentar brevemente sobre suas localidades. O foco do trabalho foi apresentar possíveis fraudes nesse Processo e relacionar as disciplinas de Arquivo Permanente 1 e Diplomática e Tipologia Documental.

Quarteto Diplomático: a oficina do Quarteto Diplomático teve por finalidade explicitar o Processo de Transferência Interna. Nela foram apresentados os requisitos para a mudança de curso, o trâmite e o fluxo do processo dentro das unidades administrativas da Universidade, como o SAA e o Colegiado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Individuais

Análise de séries documentais - UnB

A importância da Diplomática para a Arquivologia