Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2017

A importância da Diplomática para a Arquivologia

A função basilar da Diplomática Documental é a análise formal dos componentes intrínsecos e extrínsecos de um documento, a fim de identificar atributos essenciais para a declaração de sua autenticidade. A partir dessa função, sendo o documento autêntico, a disciplina ajuda a entender o trâmite de um documento dentro da organização e a identificar se ele é realmente aquilo que diz ser, evitando fraudes e adulterações.
ATIVIDADE REALIZADA POR LUCAS PEREIRA.

A importância da Diplomática para a Arquivologia

Atividade individual:
A diplomática tem um papel fundamental na organização dos arquivos, sejam eles públicos ou privados, pois ela vai analisar os tipos de documentos, aspectos como sinais de validação, seu tramite, uso e função, vimos como isso pode ser importante em um trabalho como o da Daniella por exemplo, em que determinar a autenticidade dos documentos era fundamental para descobrir a fraude, com a diplomática contemporânea podemos analisar não só os sinais de validação de um documento, mas também sua relação com outros documentos, seu tramite e seu uso para organização, a diplomática permite analisar os documentos como parte de um todo e não como forma isolada, o que é fundamental na organização de um arquivo, e é de suma importância que o arquivista tenha a visão de um todo e não meros documentos isolados.
ATIVIDADE REALIZADA POR PAULO MARCELO MAGALHÃES.

A importância da diplomática para a arquivologia

Atividade individual:


Ao longo das semanas aprendemos o significado e a importância do estudo da diplomática como elemento chave para a atividade arquivística. A disciplina tem como objetivo estruturar os documentos diante de seus contextos, estudando então sua organicidade e analisando a autenticidade dos mesmos. Dessa forma, tem como ponto importante encontrar sinais de validação para que seja notado possíveis falsificações, buscando elementos internos e externos a partir da inter-relação dos documentos.

ATIVIDADE REALIZADA POR KRISHNA E. ALKIMIM

Atividade do texto da Luciana Duranti

Imagem
Elementos extrínsecos: papel, texto, português, cópia. Elementos intrínsecos: Ordem dos advogados do Brasil - Seção do Estado do Rio de Janeiro, 31º BPM, informação ao prefeito Eduardo Paes, 26 de setembro de 2012. Pessoas: Prefeito Eduardo Paes, OAB-RJ, Governador Sérgio Cabral Filho. Redator: Presidente Wadih Damous. Qualificação da assinatura: Gabinete da presidência da OAB e sua Secretaria Tipo de ação: Solicitar atenção perante a melhoria da segurança na Barra da Tijuca. Nome da ação: Oficio, solicitando atenção e apoio do Prefeito. Relação entre documento e procedimento: Documento foi produzido pela necessidade de solicitar atenção ao Prefeito do Estado do Rio de Janeiro em relação "a devolução pela Prefeitura do Posto Ayrton Senna para a reinstalação da 1º CIA do 31º BPM". Tal solicitação tem como objetivo a melhoria da segurança publica na região da Barra da Tijuca. Tipo de documento: Oficio de natureza publica. Função: Informativa. Descrição diplomática: 26 de setembro de 201…